Significado do nome Bolsonaro

Cadastrado em: - Ultima revisão: - 26/08/2020 15:21:14

Significado do Nome Bolsonaro: O nome Bolsonaro significa fluído, forte, esperançoso e tem origem italiana, originalmente conhecido como Bolzonaro e é proveniente dos toscanos, venezianos e calabreses.

O sobrenome Bolsonaro foi uma adaptação feita pelo avo do 38° presidente brasileiro.  Seu avô paterno, Vittorio Bolzonaro, que tem origem na cidade italiana de Anguillara Veneta, mudou o sobrenome para Bolsonaro (Com a letra S no lugar do Z) quando se mudou para o Brasil no início do século XX.

O sufixo do nome Bolsonaro (Naro) também da nome a um conhecido rio na região da Sícilia, Itália.

Origem do sobrenome do Presidente Bolsonaro:
O 38º presidente brasileiro, Jair Messias Bolsonaro é de origem italiana e precisamente Veneziana, de seu avô paterno Vittorio Bolzonaro (que mudou o sobrenome para Bolsonaro quando se mudou para o Brasil) e da Toscana com seu avô materno Guido Bonturi.
 

Seu avô paterno tem como origem uma pequena cidade na região de Veneza, chamada Anguillara, município da província de Pádua, fronteira com a de Rovigo e hoje tem menos de cinco mil habitantes. Do lado paterno, Bolsonaro também tem ancestrais italianos com os sobrenomes de D'Agostin, Remo, Borin e Caliò.

Dos seus 16 tataravós, 13 são italianos, 2 alemães e 1 brasileiro com ascendência desconhecida. A parte alemã vem de Hamburgo.

O lado materno de Bolsonaro, 100% italiano, vê os sobrenomes Bonturi, Pardin, Lenzi, Vannucci, Cavalletti e Andreini.

Jair Messias Bolsonaro é o terceiro de seis filhos de Percy Geraldo Bolsonaro e Olinda Bonturi (os outros são Angelo Guido, Maria Denise, Solange, Renato e Vânia). A certidão de nascimento de Jair Bolsonaro foi registrada em 1º de fevereiro de 1956 no registro civil do 2º subdistrito de Campinas, comumente denominado "Cartório Santa Cruz".

Os dez meses que separam a data de nascimento da de registro se devem ao nascimento no Glicério, a cerca de 400 quilômetros de Campinas, onde - segundo relatos familiares - Percy Geraldo Bolsonaro atuava como "dentista" (sem diploma universitário). Após o período no Noroeste do estado, o casal e seus filhos mais velhos voltaram para Campinas, onde Jair Messias foi registrado e batizado na Catedral de Campinas, em 2 de fevereiro de 1956. Ainda criança, a família mudou-se para o Vale do Ribeira. , Sul do estado, próximo à divisa com o Paraná. A infância e a adolescência de Jair Messias se dividem entre os municípios de Eldorado Paulista, Ribeira, Jacupiranga e Sete Barras".

Do lado materno, a ascendência de Jair Messias Bolsonaro é inteiramente italiana, em particular toscana.

Sua mãe, Dona Olinda Bonturi, hoje com 91 anos, ainda é moradora do Vale do Ribeira. Ambos os avós maternos de Bolsonaro, Guido Bonturi e Argentina Pardini, nasceram em Lucca em 1893 e 1892, respectivamente. Eles emigraram para o Brasil separadamente e se casaram em Campinas em 17 de abril de 1915. Do lado paterno, a ancestralidade de Jair Bolsonaro é mais variada. Seu falecido pai, Percy Geraldo Bolsonaro, nasceu em Campinas em 25 de dezembro de 1927, filho de Angelo Bolsonaro e Elza Hintze.

Seus pais eram ambos italianos, Vittorio Bolzonaro, mais tarde conhecido como João Bolsonaro, nasceu em 12 de abril de 1878 na pequena cidade de Anguillara Veneta e Filomena Lodia D'Agostini, conhecida como Lucia D'Agostini, em 26 de julho de 1886 na pequena cidade de Masi. Vittorio "João" Bolzonaro e Lúcia D'Agostini casaram-se na Pedreira, cidade próxima a Campinas em 16 de julho de 1904. Ambos haviam emigrado de pequenas cidades que ficam a mais ou menos 40 quilômetros uma da outra para se conhecerem e se casarem no interior paulista, a quase 10.000. quilômetros de sua terra natal.

"Vittorio" João "chegou ao Brasil em 25 de maio de 1888 com seus pais Angelo Bolzonaro e Francesca Remo e com seus irmãos Regina Giovanna e Tranquillo. Lucia D'Agostini chegou seis meses depois, em 11 de dezembro de 1888, com seus pais Giovanni Antonio D'Agostini e Regina Borin e os irmãos Angelo, Giuseppe e Amalia.

A avó materna Elza Hintze nasceu em Mococa, cerca de 170 km ao norte de Campinas, em 5 de junho de 1906. Elza e Angelo Bolsonaro casaram-se em Campinas em 17 de fev de 1927. Os pais de Elza Hintze eram Carl "Carlos" Hintze e Luzia Caliò. O pai nasceu em Hamburgo (Alemanha) por volta de 1876 e a mãe em Mococa por volta de 1887. A família Hintze chegou ao Brasil em 1883. Eles eram luteranos, mas Carl foi batizado como católico romano em 1924.

  • Genero: Masculino

  • Nome Bolsonaro ao contrário:
    Oranoslob

  • Origem: Italiana

  • Popularidade:

  • Letra Inicial: B

Significado do Nome Bolsonaro