Significado do nome Juliano

Cadastrado em: - Ultima revisão: - 07/04/2019 12:08:42

Juliano: Significa "da natureza do que é jovem" ou "aquele que parece ser jovem".

Juliano é considerado uma variação de Júlio, ambos derivados a partir do latim Julius, que por sua vez se originou do grego ioulos, que quer dizer "barba rala, felpuda e macia".

Esta é uma característica presente no rosto dos jovens masculinos, quando estão nos primeiros anos da vida adulta. Por este motivo, o significado de "jovem" ou "jovial" também pode ser atribuído ao nome.

Alguns etimologias, no entanto, acreditam que o nome Juliano chegou à língua portuguesa através do latim Julianus, que também poderia ser interpretado por "aquele que tem os cabelos negros", "o que indica jovialidade" ou "aquele com pelagem escura". 

Uma das personalidades históricas mais marcantes com este nome é o imperador romano Juliano (Flavius Claudius Iulianus), considerado o último imperador pagã do Império Romano.

O nome Juliano surgiu pela primeira vez no século XIII, na Inglaterra.

A forma feminina deste nome, Juliana, é atualmente mais popular do que a variante masculina, pelo menos em alguns países, como o Brasil.

As pessoas batizadas com o nome de Juliano costumam receber alguns apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Juju, Ju, Juleco e Jujuba, por exemplo.

Curiosidades:

O Imperador Júlio César implantou por volta do ano 46 a.C o Calendário Juliano, que foi alterado pelo Imperador Augusto em 8 d.C. 

O Calendário Juliano é o antecessor do atual sistema de calendários adotado pela maioria dos países ocidentais: o Calendário Gregoriano. 

O Papa Gregório XIII alterou pela última vez o até então Calendário Juliano em 1582, originando um sistema de contagem de dias e meses do ano parecido com o atual.

  • Genero: Masculino

  • Nome Juliano ao contrário:
    onailuJ

  • Origem: Latina

  • Popularidade:

  • Letra Inicial: J