Significado do nome Maria Alice

Cadastrado em: - Ultima revisão: - 07/04/2019 12:08:42

Maria Alice: Significa "senhora soberana de linhagem nobre".

Maria Alice é um nome composto que une um nome de origem hebraica, Maria e um nome de origem germânica, Alice.

Maria significa "senhora soberana" , "vidente", "pura" e é também um nome bíblico.

Por ser um nome muito difundido, antes mesmo da época de Jesus Cristo, é possível também que derive do sânscrito Maryáh, que quer dizer literalmente "a pureza, a virtude, a virgindade". Estudiosos da onomástica revelam que, embora seu étimo seja incerto, existe uma tendência para corroborar a hipótese hebraica Myriam, que significa "senhora soberana".

Alice, por sua vez, significa "de nobre estirpe", "de linhagem nobre", e vem do germânico Adalheidis - o mesmo nome que deu origem à Adelaide - e é composto pelos elementos adal, que quer dizer "nobre" e haidu, que significa "espécie, tipo, qualidade".

Trata-se de um bonito nome predominantemente feminino que carrega consigo os atributos da nobreza.

O nome foi popularizado por volta do século XII na França e na Inglaterra, principalmente por influência dos romances da época, através das variantes latinizadas Alesia e Alicia.

Perdeu sua popularidade por volta do século XVII, por ter sido associado a uma vida rústica, sendo reavivado no século XIX pela personagem do livro "Alice no País das Maravilhas", do romancista britânico Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido pelo pseudônimo Lewis Carrol.

  • Genero: Feminino

  • Nome Maria Alice ao contrário:
    ecilA airaM

  • Origem: Hebraica

  • Popularidade:

  • Letra Inicial: M